quarta-feira, 4 de maio de 2011

Bolachas de Aveia e côco

A confecção de bolachas e biscoitos dá-me um especial prazer porque, além de simples, posso contar com a ajuda dos mais novos o que lhes agrada particularmente. Em vez dos pequenos dedos estarem "colados" aos botões das PSP e Nintendo estão a utiliza-los de forma diferente dando largas à imaginação.
A receita das bolachinhas que vou de seguida apresentar, baseou-se no blog http://paracozinhar.blogspot.com.

Ingredientes:

125g de farinha
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
100g de açúcar mascavado
125g de açúcar
1 colher de chá de fermento em pó
125g de manteiga
1 ovo
1 colher de chá de essência de baunilha
sumo de meio limão
150g de aveia
100g de coco ralado

Bater a manteiga com os açucares, o ovo e a essência de baunilha até a massa ficar lisa. Juntar a farinha, o bicarbonato de sódio, o fermento e continue a bater. Por fim, acrescente os flocos de aveia e o côco.
Coloque uma folha de papel vegetal untado com manteiga e vá colocando colheradas de massa com a ajuda de duas colheres, tal como faz com os bolinhos de bacalhau, espaçadas umas das outras pois a bolacha aumenta de tamanho. Coze cerca de 10 minutos a 180º.
Quando retirar as bolachas do forno vai reparar que estão moles e se tentar retira-las vão quebrar, o conselho que dou é fazer deslizar as bolachas para cima de uma base fria (pedra da cozinha p.e.) juntamente com o papel vegetal, depois tem que voltar a fazer o mesmo processo até todas as bolachas estarem cozinhadas.
As bolachas à medida que vão arrefecendo vão ficando mais duras por isso respeite o tempo de cozedura indicado nas receitas e mesmo que lhe pareça crue, acredite que frias ganham a consistência desejada.

Sem comentários:

Enviar um comentário