terça-feira, 24 de Maio de 2011

Taça gelada (de aproveitamentos)

A maioria dos doces de colher que faço surgem da necessidade de aproveitar bolos ou biscoitos que sobram. O que vou apresentar a seguir não é excepção, serviu para dar uso a sobras de bolo de chocolate (receita já apresentada) e de uns biscoitos de farinha de arroz (experimentei uma nova receita, gostei do paladar mas não da textura e consistência) mas pode utilizar quaisquer outros uma vez que vão ser ensopados.


Preciso:

Sobras de bolo de chocolate
Um ananás ao natural (ou abacaxi)
Sobras de biscoitos
200ml de natas
suspiro para enfeitar
3 folhas de gelatina branca
açucar a gosto

Como faço:

Num pirex baixo coloco o bolo de chocolate esfarelado. No liquidificador desfaço o ananás e junto as folhas de gelatina previamente hidratadas e derretidas em banho maria (parta as folhas de gelatina e demolhe-as em água fria, quando estiverem moles escorra a água e leve ao lume, em banho-maria, até derreter), leve ao frigorifico até ganhar consistência (fica parecido com compota) e cubra o bolo de chocolate.Esfarele os biscoitos que escolheu em cima do ananás, cubra com natas batidas com açucar e enfeite com suspiros de compra (os da foto foram feitos cá em casa)e cerejas em calda.

Este tipo de doces de colher dá para aproveitarmos sobras mas também para improvisar pois em vez de colocar os biscoitos podia juntar ao ananás gelatina do mesmo sabor aos cubos (não junte biscoitos a gelatina aos cubos retirando o ananás ao natural, fica com uma textura desagradável e as ditas "migalhas" dos biscoitos não ficam compactas).

Como alternativa de apresentação, pode utilizar taças em vez de um pirex grande, honestamente prefiro mas neste caso o doce foi para uma festa.

Bom apetite.

Sem comentários:

Enviar um comentário