quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Batatas gratinadas


Adoro estas batatas. Não sei de onde tirei a receita mas sei que foi algures por aí e também sei que não é a original porque a erva que levava não era alecrim ou tomilho como gosto de pôr. Foi servida várias vezes no espaço que tive em Portugal e era bastante apreciada mas, curiosamente, nunca as tinha feito para a minha família e como um dia tinha que ser, foram o jantar de hoje acompanhadas por uma costeleta de porco com molho de mostarda e bróculos cozidos. Não sobrou batata para testemunha e estamos todos como abades.

Batatas gratinadas com béchamel à minha moda

10 batatas cortadas às rodelas finas
1 colher de sopa de margarina
2 colheres de sopa de farinha de trigo
1l de leite meio gordo
sal qb
pimenta preta qb
1 colher de chá de noz moscada moída
alecrim qb

Descasque e corte as batatas às rodelas e reserve. Faça um molho béchamel simples da seguinte forma:  derreta a manteiga, junte-lhe a farinha e um pouco de leite, mexa até tudo estar incorporado. Junte o restante leite e o sal, a noz moscada e a pimenta e mexa continuamente até engrossar.
Coloque uma camada de batatas num recipiente que possa ir ao forno e polvilhe com alecrim, repita a operação até acabar as batatas. Regue com o molho bechamel (o molho tem que ser em quantidade suficiente para todas elas ficarem envolvidas) e leve ao forno cerca de uma hora a 200ª.

Sem comentários:

Enviar um comentário