quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Um jantar de petiscos e um batismo



Algum dia tinha que ser batizada nas ruas de Luanda. Quase todos aqueles que conheço já foram assaltados, relógios, telemóveis, computadores, dinheiro, carteiras, o saco da mercearia resumindo, aqui rouba-se todoo que serve e o que não serve, e hoje chegou o meu dia. Ao contrário do que possam imaginar não foi a pé, num dos meus passeios pela cidade, mas numa fila de trânsito e o meu mau hábito de andar com os vidros semi-abertos foi um chamariz para os dois gatunos estratégicamente colocados nas janelas da frente. Vá, do mal o menos e só levaram o telemóvel mas como é tão básico e fraco ainda ficaram a olhar para ele como se realmente valesse a pena, para mim é que não valeu porque amanhã tenho que ir para a operadora pedir uma nova via do cartão.
Perante as peripécias do fim da tarde, o jantar planeado acabou por ficar para outro dia (mentira, não foi por culpa do atraso mas por culpa da minha cabeça de enguia que se esqueceu de pôr a descongelar a carne) e ser substituído por uns petisco que normalmente uso como entrada mas que em nada desagradaram as gentes cá de casa.

Ovos recheados

8 ovos
1 lata de atum
1 colher de sopa de maionese
1/2 colher de sopa de mostarda
salsa picada qb

Coza os ovos. Abra-os ao meio no sentido longitudinal e retire-lhes a gema e reserve as claras. À parte, junte a gema, o atum, a maionese, a mostarda e a salsa picada e misture bem. Com as mão, molde umas bolinhas como se fossem gemas cozidas e coloque-as dentro do espaço ocupado por estas na clara.
Sirva bem frio.

Mamão com bacon

8 fatias de bacon finas
16 quadradinhos de mamão
16 palitos

Apare o bacon e corte as fatias a meio. Coloque um quadrado de mamão numa ponta da fatia de bacon e enrole, prenda com um palito. Leve, numa frigideira anti-aderente ao lume para tostar o bacon.

Gimboa (espinafres angolanos)

1 molhe de gimboa
1 colher de chá de alho picado seco
azeite qb
sal qb


Coza a gimboa em água e sal. Depois de bem cozido esprema para retirar toda a água.
Numa frigideira, coloque o azeite e o alho e deixe este estalar, envolva a gimboa e deixe cozinhar mais uns minutos mexendo de vez em quando para não queimar.

Sem comentários:

Enviar um comentário