segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Polenta com espargos e cogumelos

O jantar de hoje foi verdadeiramente de improviso. Fui à net ver como se fazia polenta e depois a imaginação e a necessidade de gastar algumas coisas da arca deu origem a este prato que não posso dizer que foi do agrado de todos pois as pulgas aqui de casa dispensam espargos.

Polenta

1l de água
1chávena de farinha de milho moagem grossa
sal qb

1 colher de sopa de margarina
Leve uma panela ao lume com a água, o sal e a manteiga e quando começar a ferver junte a farinha. Mexa até ferver e reduza o lume. Deixe cozinhar durante mais meia hora. De seguida, unte uma forma com manteiga e leve ao forno para criar uma crosta que vai servir de base à polenta (como se fosse uma pizza). Retire esta pelicula tostada e coloque-a no prato de servir (base) e disponha o resto fa polenta por cima que já deve estar bem grossa. Deixe arrefecer.

Molho de tomate
1 Chávena de polpa de tomate
coentros qb
azeite qb
alho picado qb

Leve o alho e o azeite ao lume numa frigideira, quando começar a rugir junte o tomate e mexa até engrossar. Retire do lume e junte os coentros picados.
Disponha sobre a polenta como se fosse o molho de tomate da piza.

Recheio
16 talos de espargos
manteiga qb
o,5kg de cogumelos congelados
pimenta preta e sal qb

Derreta a manteiga numa frigideira e junte os espargos. Deixe fritar e reserve. Adicione de seguida (mesma frigideira) os cogumelos, tempere com sal e pimenta.
Disponha os espargos e os cogumelos em cima da polenta como a imaginação lhe ditar.

Sem comentários:

Enviar um comentário