sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Bacalhau com natas mas sem natas e batatas fritas...

Quase todas as pessoas que conheço gostam de bacalhau com natas mas não apreciam a quantidade de calorias que se ingere a o degustar por este motivo, e porque aqui por casa estamos todos a ficar parecidos com bolas de rugby (maldita gordurinha que se acumula no rabiote), recreei esta receita versão light e igualmente muito apreciada por quem já experimentou. Como alternativa às natas uso molho bechámel igualmente versão cá da casa e para as batatas em vez de as fritar asso apenas com umas pinceladelas de azeite e água.




Ingredientes


2 postas de bacalhau cozido e desfiado
2 cebolas grandes cortadas em meia lua
10 batatas tamanho médio cortadas em cubos
2 colheres de sopa de farinha
2 chávenas de leite
noz moscada, azeite, sal e pimenta preta qb
queijo mozarrela  ralado

Comece por assar as batatas cortadas em cubos no tabuleiro do forno pinceladas com azeite e ao qual se junta uma chávena de água. Durante a cozedura vá verificando a humidade para que as batatas não fiquem tostadas em demasia.
Faça um refogado com a cebola e o azeite em lume brando para que a cebola fica cozinhada sem tostar, e quando estiver pronto junte o bacalhau desfiado. Deixe ganhar gosto e nesta fase prove o tempero já que não adicionou sal às batatas.

Agora faça o bechamel da seguinte forma:
Desfaça a farinha no leite e junte a noz moscada, o sal e a pimenta. Se encaroçar passe o líquido por um coador ou pela varinha mágica. Leve ao lume até engrossar.

De volta ao bacalhau...

Junte agora o bechamel ao bacalhau e à cebola. Adicione as batatas que por esta altura já devem estar prontas e envolva delicadamente. Transfira o preparado para um recipiente que possa ir ao forno e não unte este com nenhuma gordura, não é precisa para nada a não ser para aumentar o tamanho do rabo... rala queijo mozarela e leve ao forno a tostar.




2 comentários:

  1. ola vim conhecer o teu blog, ja te estou a seguir,adoro bacalhau com natas,bjs.

    ResponderEliminar