quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Bombons caseiros


Adoro fazer bombons, especialmente, porque ao contrário do que a maioria pensa, não dão trabalho nenhum, pelo menos da forma como os faço. É claro que são necessários alguns instrumentos específicos tão que os compro numa loja qualquer a poucos euros. Falo das formas de silicone, embora nas lojas da especialidade haja umas próprias para bombons vendidas a preços exorbitantes, estes podem ser feitos com qualquer forma de silicone. O unico segredo para estas iguarias é a paciência pois entre cada pincelada de chocolate tem que haver uma visita ao frigorífico.
Além das bolachas, fazer bombons com crianças é giríssimo, só temos que as alertar para não comer o chocolate todo antes dos bombons estarem prontos. A primeira vez que o fiz foi com a minha sobrinha que na altura tinha oito anos, adorou e agora, com doze, já os faz sozinha.

Ingredientes:

Chocolate de leite ou preto de cozinha qb
Recheio à escolha (manteiga de amendoim, praline, frutos secos, casca de laranja cristalizada, calda de coco...)

Formas de silicone (pode usar as de gelo com vários feitios)
Pincel recto.

Pique o chocolate grosseiramente e derreta-o em banho-maria. Pincele a forma com uma pequena camada de chocolate e leve-a ao frigorífico e quando o chocolate estiver novamente duro pincele novamente e repita esta operação quantas vezes for necessário para criar uma camada de chocolate suficiente que permita que estes não quebrem ao desenformar. Coloque o recheio que escolheu e por cima coloque outra vez chocolate. Tenha algum cuidado ao usar o pincel nesta fase para o chocolate não se misturar com o recheio, o ideal será deixar escorre-lo escorrer para cima deste. Leve novamente ao frigorífico. Quando o chocolate estiver rijo pincele novamente com mais chocolate. Tenha o cuidado de quando colocar o recheio este ficar abaixo do bordo da cavidade, o que se pretende é que na ultima camada de chocolate esta fica ao nível do bordo. Após a ultima camada de chocolate, deve deixar a forma no frio cerca de 30 minutos.
Para os desenformar, use uma faca afiada para raspar o excesso de chocolate que fica agarrado à forma. Para os desenformar, estique a forma nos vários sentidos, vire a mesma para uma superfície lisa e pressione, com delicadeza o fundo (que vai ser a parte de cima dos bombons) para estes se soltarem.

Nota: se notar que os bombons ficaram baços é sinal que o chocolate não estava suficientemente derretido, o ideal será este estar a uma temperatura de 45º mas como quase nenhum de nós tem termómetro de chocolate, para saber que este está no ponto passe o pincel no fundo do recipiente, se este deixar o fundo "limpo" com muita facilidade é porque está na temperatura ideal para as formas de silicone.

Penso que a explicação não vos vai deixar dúvidas, caso contrário escrevam que as esclarecerei.




4 comentários:

  1. Bonitos bombons, mas com tanta pincelada não sei se me atrevo,hehe,eu gosto de tudo a despachar, não sei se tenho paciência de tirar e pôr do frigorifico, mas fiquei tentada a fazer.bjs.

    ResponderEliminar
  2. Experimenta, é muito giro e sempre podes fazer umas pinceladas a despachar... hehe
    Bjs e bom natal

    ResponderEliminar
  3. Olá ,eu também ando na onda de fazer bombons em casa mas gasto um dinheirão em chocolate de pastilhas comprado em lojas de especialidade porque dizem que é próprio e tal, mas aqui falou em chocolate de cozinha. Ficam bons na mesma?
    Os seus estão lindos, eu também recheio com diversas coisas e confesso que me dá trabalho a pincelar mas depois a comer são bem melhores do que alguns de venda! Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. ola o meu chocolate nunca fica muito liquido fica derretido mas um pouco grosso como faço

    ResponderEliminar