quarta-feira, 11 de maio de 2011

Pudim de pão

Esta receita foi-me enviada pela minha amiga R do outro canto do Mundo. Como partilhamos os mesmos gostos pela cozinha ou seja alterar as receitas tradicionais e dar-lhes um toque pessoal esta receita de pudim de pão ficou com um sabor diferente mas muito bom, tanto que os da casa literalmente devoraram o mesmo.

Preciso:
100gr de margarina
4 ovos
1 litro de leite
100ml de leite de côco
400gr de açucar
5 pães (evite usar pão branco, eu usei de trigo integral)
sumo e raspa de um limão pequeno

Bater na batedeira ou liquidificador a margarina com o açucar e quando estiver macio adicionar os ovos um a um, os leites e o limão.
Barrar uma forma de chaminé com manteiga e farinha (pode usar caramelo mas a junção do sabor deste com o côco não me agradou) e colocar o pão cortado aos cubos no fundo, verter o líquido e levar ao forno durante 50min (para não queimar, coloque uma folha de papel vegetal por cima da forma mas sem a prender para o pudim conseguir "respirar").

Retire do forno e deixe arrefecer, leve ao frigorifico e só depois de bem gelado é que deve desenformar (este processo só se aplica se a forma for forrada com manteiga e farinha, usando caramelo desenforme como um pudim normal).

Pode desfazer o pão no liquidificador com os outros ingredientes, experimentei e embora a textura e sabor não fique igual, acho mais agradável à vista e paladar. A foto em baixo é do pudim feito através deste processo.

1 comentário:

  1. Formidável esta receita!
    Decidi fazer um pudim de pão neste domingo, movido talvez por um sentimento nostálgico...a padaria da adolescência, a avó...etc
    Nos meus filmes sempre busco agregar algo culinário; algo quase sempre das reminiscências pois talvez seja este um bom modo de tornar perene a memória das pessoas amadas.
    E esta receita aqui realmente me deixou entregue a tudo isso rsrs
    Foi um prazer conhecer este site: a saber já o andei devorando antes deste comentário.
    Será um sucesso aqui no Rio de Janeiro (Brasil) !!!
    Um abraço

    ResponderEliminar