terça-feira, 24 de maio de 2011

Torta de claras

Esta receita foi retirada da da revista Segredos de Cozinha n.º 1333 e constituí-se um verdadeiro desafio.
Há muito que andava para fazer uma Torta de Claras, não porque goste particularmente deste doce mas porque a via como um desafio, o que se veio a verificar na altura de enrolar a mesma. Depois de muitas cambalhotas e saltos mortais posso dizer que não ficou mal de todo e os provadores gostaram mesmo aldrabando a receita, bem não foi própriamente aldrabar, em vez de doce de ovos utilizei creme custard o que se veio a verificar uma boa alternativa visto não ficar tão enjoativo como a cobertura original.

Preciso:
6 claras
8 c. (sopa) de açucar
manteiga e açucar em pó
Creme custard

Bater as claras em castelo e acrescentar o açucar lentamente até formar um merengue. Forrar um tabuleiro com manteiga, forrar com uma folha de papel vegetal e tornar a barrar. Espalhar o merengue no tabuleiro e levar a assar durante 20´a 180º. Retirar do forno e deixar arrefecer um pouco e virar sobre um pano polvilhado com açucar em pó.
Enquanto assa, preparar o creme conforme indicações da embalagem.
Espalhar metade do creme por cima da massa e enrrolar com bastante cuidado utilizando a ponta dos dedos para ir dando forma de rolo à mesma. Regue com o resto do creme.



É claro, que a primeira tentativa para enrolar foi em vão porque em vez de formar um rolo consegui dobra-la a meio mas com alguma paciência lá consegui. Eis o resultado:

Sem comentários:

Enviar um comentário