terça-feira, 3 de maio de 2011

De feijão frade e folhas de mandioca

Cientes dos malefícios do excesso de consumo de carne, a maioria dos meus amigos e conhecidos, sabendo que faço um regime vegetariano, questionam-me acerca de possíveis alternativas ao regime alimentar tradicional que não sejam complicadas, pois esta é a ideia que todos têm acerca da cozinha vegetariana. Ideia errada, pois é exactamente igual a todas as outras, temos pratos simples, como os que vou mostrar, e temos outros muito complicados que nem eu me atrevo a fazer pois por norma não tenho uma tarde inteira para preparar o jantar e estando a viver em Luanda não tenho acesso à maioria dos produtos.
Outra noção com que fico quando me colocam determinadas questões é o medo de arriscar, de combinar novos sabores, novas especiarias e ervas (quando quiser experimenatar um condimento novo porque não retirar um pouco do alimento e adicionar apenas a este? Desta forma, se não gostar do resultado, escusa de estragar toda a refeição) mas só assim a cozinha se torna um prazer e não uma obrigação e lembrem-se a cozinha é uma arte e o primeiro sentido a se alimentar é a visão e não o paladar.


Para esta salada tenho que ter:
Feijão frade cozido (à volta de 500gr)
1 Lata de folha de mandioca
Cogumelos fatiados
azeite, alho, colorau picante, pimenta preta q.b.

Faço um refugado com azeite e alho, junto os cogumelos, o colorau e a pimenta preta. Depois de apurar ligeiramente adiciono a folha de mandioca e envolvo muito bem para as especiarias ficarem bem distribuídas. Por fim, junto o feijão frade e desligo.

Este vai ser o meu jantar e demorei mais tempo a pensar no que ía ser do que a fazer, foram precisos apenas dez minutos tendo em conta que o feijão já estava previamente cozido e congelado (enquanto fui cozinhando os outros ingredientes descongelei o feijão no microondas).

Divirtam-se.

4 comentários:

  1. Que bom aspecto... agora só tenho de descobrir onde se compram as latas de folha de mandioca.

    ResponderEliminar
  2. Eu compro numa mercearia aqui no Miramar mas também já vi no shooprite (vão-me pagar pela publicidade) e não é nada caro.

    ResponderEliminar
  3. Olá Joana!

    Que receita interessante! Aqui no Brasil, costumamos usar a folha da mandioca em alguns pratos, também. Porém, é na região amazônica onde a utiliza mais.
    Vou ver se consigo boas folhas, aqui na capital. Se conseguir, experimentarei sua receita.
    Ah! Agora sou mais um a lhe seguir, em seu blog. Assim ficarei a par do que fazes aí em Luanda.

    Beijinhos do Brasil.

    Luiz

    ResponderEliminar