terça-feira, 4 de outubro de 2011

Manjar branco com calda de amora


Mais uma sobremesa fresca para um dia de muito calor. A temperatura, aqui em Luanda, está a tocar o ponteiro dos 37º com uma humidade infernal, a chuva ameaça mas continua envergonhada e quando decidir dar ares da sua graça numa bela tempestade tropical, os kimbos irão todos parar à baía de Luanda e lá veremos nós os frigorificos e as arcas a boiar com muitos paus de madeira e lixo à mistura. A lama será muita e lá teremos nós de comprar um barco para podermos circular nas estradas se estas ficarem minimamente circuláveis. Enfim, se isto não acontecesse Luanda não éra Luanda...

A receita que vou apresentar retirei-a do Blog mesa para quatro, é um manjar branco de côco fácil de fazer mas para uma segunda edição vou juntar menos farinha maizena pois este ficou com uma consistência muito compacta.

Manjar Branco de Côco

1 chávena de chá de amido de milho
2 chávenas de chá de açucar
150gr de côco ralado
1l de leite
doce de amora

Junte todos os ingredientes e misture bem. Adicione o leite lentamente e vá mexendo para a farinha não ganhar grumos. Leve ao lume até engrossar tal como o leite creme. Mexa continuamente para não colar ao fundo do tacho. Quando a massa fizer bolhas e descolar do fundo do tacho retire e deixe arrefecer. Transfira para uma forma untada com oleo e leve ao frigorifico para ficar mais rijo.

Calda de amoras

Junte um pouco de água ao doce de amora de compra e leve ao lume até ficar mais liquido e cremoso. Depois de frio regue o manjar com este molho.

1 comentário: