quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Pudim de batata doce


A sobremesa de hoje foi feita com um ingrediente bem Angolano a batata-doce. Embora haja em Portugal nunca tinha provado antes de vir para cá e fiquei apaixonada pela textura e sabor exótico desta batata muito versátil pois tanto acompanha um prato de carne ou peixe ou é o ingrediente principal de sobremesas deliciosas. Para quem nunca comeu, experimente corta-la em rodelas muito finas e fritar, as crianças adoram o sabor doce e a textura estaladiça, que o digam as crianças de S. Tomé e Príncipe pois é uma receita tradicional, confeccionada há muitos anos por aquelas bandas.
Hoje e porque tinha aqui algumas batatas a precisar de ser gastas, decidi fazer um pudim, receita que vem na Segredos de Cozinha desta semana, comprada da parte da manhã. Ao contrário do que se possa imaginar, é muito simples de fazer mas o resultado não foi muito do meu agrado, as quantidades que a receita indica resultam num pudim muito pequeno por isso, o meu conselho é que dobrem a receita especialmente se forem mais de quatro bocas a querer devorá-lo.
É claro que só no final da refeição é que disse de que éra o pudim pois o marido não gosta de batata doce mas como lá diz o ditado "o que é doce nunca amargou", até repetiu.

Pudim de batata doce

150gr de batata doce cozida
225 gr de açucar (125gr para o caramelo e 105gr para o pudim)
2,5dl de leite
1 ovo
1 1/2 colher de sopa de farinha (usem amido de milho)
1 colher de sopa de margarina
2 colheres de sopa de vinho do porto
1 limão (raspa)
1 colher de café de canela em pó

No liquidificador bata a batata com o açucar. Adicione os restantes ingredientes e bata também no liquidificador.
Leve ao lume as 125gr de açucar para fazer o caramelo. Quando estiver quase todo dissolvido adicione-lhe umas gotas de água com cuidado pois tem tendência a saltar. Faça o caramelo em lume brando para não ficar muito forte e amargo, o que ía estragar todo o sabor do pudim.
Espalhe o caramelo pelo interior da forma de chaminé e deixe arrefecer.
Verta o preparado na forma e leve ao forno em banho maria a 190º cerca de uma hora.

Sem comentários:

Enviar um comentário