quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Uma picanha muito rija que virou um belo manjar.



Comprei uma peça congelada de picanha de boi tão rija (devia ser corno de boi) e seca que foi impossível come-la. Como ainda me sobrou metade da peça (cerca de 1,5kg) e não me apetecia fazer hamburgers (não me apetecia porque não tenho como picar a carne) e muito menos deita-la fora que é um crime numa terra onde tanta gente passa fome e onde tudo é tão caro, tive que arranjar uma solução para esta peça, solução esse que adveio do canal Food da TVCabo. A Chef e apresentadora, com um lombo de porco, fez um refogado e deixou a carne cozinhar durante 3 horas. No fim, esfiou a carne, passou o refogado com a varinha e juntou a carne ao creme e serviu no pão (sande). O aspecto era delicioso e a solução ideal para o meu corno de boi em versão picanha.
Ao refogado juntei tudo o que me lembrei mas em vez das 3h, o meu cozeu 6h mas valeu a pena, no final do prato apenas cheguei a uma conclusão, ainda bem que não pago electricidade...


Refogado

1 cebola grande
4 tomates pequenos
1 pimento vermelho pequeno
1 pimento verde pequeno
1 chouriço de carne
1/2l de vinho tinto
6 dentes de alho
sal qb
pimenta preta qb
cominhos qb
 2 folhas de louro
1,5 kg de picanha inteira

Num tacho juntei a cebola cortada em meia lua, os pimentos e o tomate em pedaços, os dentes de alho inteiros e todas as especiarias. Coloquei a peça de picanha sem tirar qualquer gordura, o que permitiu cozinhar sem adicionar mais nenhuma. Reguei com o vinho e levei ao lume. Quando ferveu, reduzi e deixei a carne cozinhar em lume brando durante 6h.
Quando a peça, finalmente, cozinhou, esfiei a carne com um garfo e com a varinha reduzi o conteudo do tacho a um molho ao qual juntei a carne esfiada. Misturei muito bem para toda a carne ficar envolvida pelo molho e servi como recheio de sande.

Sem comentários:

Enviar um comentário